Ouvindo...

Reunião do Conselho de Segurança da ONU vai focar em ‘questão humanitária’, diz Mauro Vieira

O embaixador estava no Camboja e cancelou uma visita às Filipinas para participar da reunião de emergência em Nova York

A próxima reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, presidido temporariamente pelo Brasil, será realizada nesta sexta-feira (13) e vai focar na questão humanitária. Em entrevista à Globo News, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, adiantou o que será a temática principal. “O mais importante, neste momento, é permitir que os diversos Estados (países) que têm cidadãos, ou vivendo ou em turismo, possam evacuar os seus cidadãos e os seus nacionais. A questão dos reféns, realmente, é gravíssima, mas isso será também abordado e discutido, mas o primeiro objetivo dessa reunião é de cuidar da questão humanitária, das saídas humanitárias. Isso foi um grande sucesso que obtivemos, de ser uma sessão aberta em que deverá sair algum tipo de declaração do Conselho ou declaração do presidente do Conselho”, afirmou o ministro.

O Brasil assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas no dia primeiro de outubro e fica no comando do grupo por um mês. No domingo (8), um dia após o ataque do Hamas a Israel, o Brasil convocou a primeira reunião. Na sexta-feira (13) será realizada a segunda.

Nesta quinta-feira (12), Lula se reuniu por videoconferência com os ministros da Defesa, José Múcio; da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. O Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores, e braço direito de Lula para o tema, também participou da chamada.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais