O Ministério da Educação lançou, nesta terça-feira (26), em evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. O objetivo é garantir internet de qualidade nas 138,3 mil escolas públicas brasileiras de educação básica. E o foco é inclusão digital e formação cidadã. A iniciativa será coordenada pelos ministérios da Educação e das Comunicações.
O Ministério da Educação irá articular e coordenar ações com os estados e municípios e o Ministério das Comunicações ficará responsável pelas soluções de conectividade eficiente. O Ministério de Minas e Energia, vai viabilizar energia elétrica para as escolas que ainda não contam com o serviço. A ação será viabilizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O Nordeste será a região mais beneficiada com 49.953 instituições atendidas. Em seguida está o Sudeste, com 40.365 escolas; o Norte, com 20.366; o Sul, com 19.826 unidades de educação; e o Centro-Oeste, com 7.845 instituições.
Além de atender a equipe administrativa e os professores, a melhoria na internet permitirá a realização de atividades pedagógicas online; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar.