O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, lamentou neste sábado (15) a morte da menina de 3 anos, que foi baleada durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Rio de Janeiro. A menina Heloísa dos Santos Silva estava internada desde o dia 8 deste mês, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com a direção do hospital, a menina sofreu uma Parada Cardiorrespiratória irreversível, às 9h22. Em uma publicação nas redes sociais, o ministro Flávio Dino ressaltou que a PRF instaurou inquérito para apurar a responsabilidade administrativa dos três agentes envolvidos na operação, e que há uma investigação da Polícia Federal, em andamento.
O Ministério Público Federal (MPF) pediu a prisão dos agentes, incluindo Fabiano Menacho Ferreira, policial que admitiu ter feito os disparos contra o carro onde estava a menina. O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes disse, pelas redes sociais, que a PRF precisa ter a existência repensada, e citou a morte de Genivaldo de Jesus, que foi asfixiado por agentes da corporação, no ano passado, em Sergipe.
Em nota, a PRF informou que a Comissão de Direitos Humanos da corporação está acompanhando a família da vítima para acolhimento e apoio psicológico.