O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10)
- 29 casos foram confirmados
- 217 estão em investigação
- 249 suspeitas foram descartadas.
Mortes
Cinco mortes foram confirmadas em São Paulo, e outras 12 seguem em investigação: uma no Ceará, uma em Minas Gerais, uma no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco e seis em São Paulo. Em MG, o caso de óbito investigado é em Ipatinga.
Intoxicação metanol: Governo atualiza orientações a estados sobre notificações Golpe do Golpe: falsificadores de bebidas compraram etanol ‘batizado’ Fábrica de bebidas adulteradas com etanol de posto é fechada após mortes por metanol em SP
São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os estados com casos confirmados. Foram registrados, ao todo, 25 casos em SP, três no PR e um no RS.
De acordo com o boletim, o estado de São Paulo está investigando 160 notificações. Em seguida, aparecem Pernambuco com 31 suspeitas, Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1).
Prefeitura de Ipatinga se pronuncia
Em nota, a prefeitura de Ipatinga informou que:
“Não há, até o momento, confirmação de intoxicação por metanol no caso mencionado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
O paciente, um homem de 26 anos, não era morador de Ipatinga. Ele foi encaminhado à UPA local pelo SAMU de Açucena, na noite de 8 de outubro, com crises convulsivas e alteração de consciência.
Vale ressaltar que foram adotados todos os protocolos clínicos de emergência e o caso foi comunicado ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox/MG), que orientou a equipe médica.
Apesar dos esforços, o paciente veio a óbito na madrugada do dia 9. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML), que investigará a causa da morte.
A Prefeitura reforça que não há indícios de surto ou risco coletivo relacionado ao consumo de bebidas adulteradas em Ipatinga e reitera seu compromisso com a transparência e a informação responsável à população.”