Uma escultura romana da primeira metade do século III viralizou nas redes sociais, nesta sexta-feira (10), pela semelhança com o
O
O usuário “Resenha Épica” comentou a publicação com uma alusão ao nome do presidente como se fosse um contemporâneo romano da estátua: “Ludovicus Ignacius Loligo Silvanus”, escreveu. Enquanto “ronnypetson_” escreveu “faz o 50”, uma referência ao L em algarismo romano.
“Angelo Pedro” comentou “meus romanos e minhas romanas…”, lembrando a expressão clássica de Lula: “companheiros e companheiras”. Enquanto o perfil Bruno Sena comentou: “Votaram XIII (13)”.
Mas quem é o gêmeo de Lula?
A estátua romana faz parte do acervo do Metropolitan Museum de Nova York, adquirido em 1913. A obra é identificada apenas como um busto de bronze de homem. Porém, o sujeito não foi identificado como nenhuma figura histórica.
“O homem é mostrado com barba e cabelo curtos, típicos do século III d.C. Da mesma forma, sua toga tem a dobra larga no peito encontrada em muitos bustos de mármore em tamanho real da época. Apesar dessa escultura de bronze mostrar um alto grau de caracterização, o sujeito não foi identificado com nenhuma figura histórica conhecida”, diz o museu.