Ouvindo...

‘Gêmeo de Lula’: escultura romana viraliza por semelhança com presidente; veja

Escultura romana semelhante ao presidente viralizou em um perfil do Instagram que tem média de 260 curtidas por publicação

Estátua romana faz parte do acervo do Metropolitan Museum de Nova York

Uma escultura romana da primeira metade do século III viralizou nas redes sociais, nesta sexta-feira (10), pela semelhança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A imagem do ‘gêmeo de Lula’ foi publicada por uma conta dedicada à arte romana clássica e contava com quase 10 mil curtidas por volta das 17h.

O perfil Decimus Claudius no instagram, teve uma média de 286 curtidas nas suas últimas seis publicações. Contudo, a “invasão” de brasileiros no perfil levou a foto do busto romano semelhante ao presidente Lula ter um aumento de 3 mil% no número de curtidas. De fato, o desenho da barba, do cabelo, e a estrutura facial da escultura de bronze lembram o petista.

O usuário “Resenha Épica” comentou a publicação com uma alusão ao nome do presidente como se fosse um contemporâneo romano da estátua: “Ludovicus Ignacius Loligo Silvanus”, escreveu. Enquanto “ronnypetson_” escreveu “faz o 50”, uma referência ao L em algarismo romano.

“Angelo Pedro” comentou “meus romanos e minhas romanas…”, lembrando a expressão clássica de Lula: “companheiros e companheiras”. Enquanto o perfil Bruno Sena comentou: “Votaram XIII (13)”.

Mas quem é o gêmeo de Lula?

A estátua romana faz parte do acervo do Metropolitan Museum de Nova York, adquirido em 1913. A obra é identificada apenas como um busto de bronze de homem. Porém, o sujeito não foi identificado como nenhuma figura histórica.

“O homem é mostrado com barba e cabelo curtos, típicos do século III d.C. Da mesma forma, sua toga tem a dobra larga no peito encontrada em muitos bustos de mármore em tamanho real da época. Apesar dessa escultura de bronze mostrar um alto grau de caracterização, o sujeito não foi identificado com nenhuma figura histórica conhecida”, diz o museu.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.