Ouvindo...

Venezuelana ganha Nobel da Paz e deixa pra trás Lula e Trump

Presidentes das duas principais economias do mundo desejam a condecoração

Lula, presidente do Brasil, e Trump, presidente dos EUA

A indicação do Prêmio Nobel da Paz para Maria Corina Machado, opositora de Nicolás Maduro, na Venezuela, dividiu opiniões. A ex-deputada tem paradeiro desconhecido e mesmo sem cargo político será condecorada com a honraria desejada tanto por Lula quanto por Trump.

Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nunca falou sobre o assunto, mas segundo o entorno do presidente ele gostaria de receber um Nobel da Paz. Desde o início do mandato, tem se apresentado como um interlocutor disponível para mediar conflitos como entre o Hamas e Israel e entre Rússia e Ucrânia, sem sucesso. Na ONU, sem avançar com Trump, Volodymyr Zelensky voltou a procurar o brasileiro para ajudar, mas ainda sem resultado.

Trump
Trump tem agido na mesma esteira, só que com um poderio bélico e econômico muito maior. Na semana em que o ataque do 7 de outubro completou 2 anos, o americano conseguiu o acordo e, finalmente, o cessar-fogo na Faixa de Gaza.

O esforço recente não foi suficiente e Lula e Trump seguem sem o tão sonhado Nobel da Paz, prêmio que já coroou Barack Obama e Nelson Mandela.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.