O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta nesta quinta-feira (14) no Palácio do Planalto o projeto de lei (PL) do Combustível do Futuro. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a medida busca ampliar o uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono para substituição dos combustíveis fósseis. Além de estimular a mudança de matriz energética, o governo fala em aumentar a eficiência dos veículos.
“A gente precisa integrar as políticas públicas, dar incentivo para as energias renováveis e atrair os investimentos para dar competitividade aos biocombustíveisem relação aos combustíveis fósseis”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
O projeto faz parte do plano de transformação ecológica do governo Lula para se aprofundar na chamada ‘agenda verde’ e tem o apoio da equipe econômica, além de entidades do setor.
Fazem parte do plano, o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação; o Programa Nacional do Diesel Verde; a regulamentação de combustíveis sintéticos; captura e estocagem de dióxido de carbono e novos limites para a mistura de etanol à gasolina que deve passar de 27,5% para ser de 30%.