Ouvindo...

Depoimento de Braga Netto à CPMI do 8 de janeiro é marcado para sessão de terça-feira (19)

Vice na chapa de Jair Bolsonaro na eleição passada, Braga Netto atuou como ministro no governo anterior e é alvo de investigação da Polícia Federal

Ministro de Jair Bolsonaro (PL) será ouvido na próxima terça-feira

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos antidemocráticos confirmou que ouvirá o general Walter Braga Netto na sessão marcada para a próxima terça-feira (19). O presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), já indicara no intervalo da reunião desta quinta-feira (14) que a intenção era ouvir o militar na sessão seguinte, mas, ainda era necessária a confirmação. Além do general, os parlamentares devem ouvir na próxima quinta-feira (21) o subtenente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Beroaldo José de Freitas Júnior.

Vice indicado na chapa de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial passada, Braga Netto atuou como ministro da Casa Civil e do Ministério da Defesa no último governo. Aliados do governo Lula (PT) conseguiram aprovar a convocação para obrigar o militar a depor à CPMI sobre sua possível atuação em ‘articulações golpistas’.

Investigação. A convocação de Braga Netto foi aprovada antes do recesso parlamentar no Congresso Nacional, mas a ida do general à comissão deve ocorrer cerca de uma semana após a operação da Polícia Federal (PF) que investiga irregularidades na aquisição de coletes balísticos durante a intervenção federal no Rio de Janeiro, em 2018.

Braga Netto era o interventor escolhido pelo Governo Federal à época, e, após a operação, a PF angariou a quebra do sigilo telefônico do general.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.