Ouvindo...

8 de janeiro: general Braga Netto deve ser ouvido pela CPMI na próxima semana

Presidente da CPMI, Arthur Maia (União-BA), adiantou que general Braga Netto deve ser ouvido na próxima sessão, no Senado Federal

Deputado Arthur Maia

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos antidemocráticos, Arthur Maia (União-BA), adiantou no intervalo da sessão de quinta-feira (14) que o general Walter Braga Netto deve ser ouvido na próxima terça-feira (19).

Vice indicado na chapa de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial passada, Braga Netto atuou como ministro da Casa Civil e do Ministério da Defesa no último governo. Aliados do governo Lula (PT) conseguiram aprovar a convocação para obrigar o militar a depor à CPMI sobre sua possível atuação em ‘articulações golpistas’.

A convocação de Braga Netto e a data do depoimento ainda serão confirmados, afirmou Maia. “Penso que na próxima semana deve ser ouvido o general Braga Netto, mas ainda não está fechado. Há uma conversa com líderes do governo e da oposição.

A princípio, teremos essa confirmação até amanhã [sexta-feira]”, disse. Além do general, os parlamentares devem ouvir nos próximos dias o subtenente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Beroaldo José de Freitas Júnior.

Investigação. A convocação de Braga Netto foi aprovada antes do recesso parlamentar no Congresso Nacional, mas a ida do general à comissão deve ocorrer cerca de uma semana após a operação da Polícia Federal (PF) que investiga irregularidades na aquisição de coletes balísticos durante a intervenção federal no Rio de Janeiro, em 2018.

Braga Netto era o interventor escolhido pelo Governo Federal à época, e, após a operação, a PF angariou a quebra do sigilo telefônico do general.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.