O filho e a mulher do apresentador Fausto Silva, João Guilherme Silva e Luciana Cardoso, se encontraram nesta terça-feira com o deputado Maurício Carvalho (União-RO) para oferecer apoio público ao Projeto de Lei (PL) que prevê a mudança na legislação dos transplantes de órgãos e institui a doação presumida no Brasil. A lei atual exige o consentimento da família para a doação dos órgãos após a morte do indivíduo. Já a proposta do parlamentar prevê que todos são considerados doadores — exceto aqueles que registrarem no documento de identidade o desejo de não doar órgãos e tecidos após a morte.
A matéria tramita na Câmara dos Deputados, e Maurício Carvalho encampa uma cruzada à procura dos votos necessários para a aprovação no Congresso Nacional e a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O filho de Faustão, João Guilherme, afirmou que a doação recente de um coração ao pai impulsionará as discussões sobre os transplantes no Brasil e pode facilitar a aprovação do Projeto de Lei.
“Foi muito bacana entender que tem gente pensando nisso [doação de órgãos] mesmo antes de acontecer o que aconteceu com meu pai”, disse. 'É muito importante o apoio público para que esse projeto seja votado com urgência na Câmara e no Senado e angarie o apoio do Governo Federal”, acrescentou em declaração à imprensa no Salão Verde do Congresso Nacional.
Internado em estado crítico por um mês e cinco dias, o apresentador Fausto Silva passou por um transplante de coração no último 27 de agosto e recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no último domingo (10) para seguir o tratamento a domicílio. “Ele está bem demais! Feliz, se recuperando, lógico. Mas, a cabeça... Enfim, acho que muda. A pessoa ganha uma vida. Tenho certeza que ele [Faustão] vai curtir ainda mais a vida, porque ele ganhou uma segunda chance”, afirmou João Guilherme.