O governador Romeu Zema (Novo) participou nesta segunda-feira (11) da abertura do seminário ‘Oportunidades de Negócios e Investimentos em Minas Gerais’, em Milão, na Itália, onde empresários mineiros e italianos discutiram novos projetos para o estado.
Zema falou sobre as vantagens de se investir em Minas e disse que o estado passou a ser receptivo com o setor privado.
“Eu pontuei que, como já fui empresário por mais de 30 anos, mais do que ninguém, sei das complicações que o Estado pode acarretar para quer investir e gerar empregos. Faço questão de acompanhar os projetos de investimentos para Minas. Deixo com os investidores meu contato, porque faço questão de, se algo ficar parado por burocracias, ir atrás e ver o que está acontecendo. O Estado em Minas não é mais obstáculo para quem investe”, afirmou Zema.
“Nós somos um estado que tem a logística privilegiada. Estamos próximos dos principais mercados consumidores do Brasil, de São Paulo, do Rio e do Distrito Federal. Nós já temos tradição de atrair grandes empresas italianas, agora inclusive com uma grande empresa fazendo o nosso Rodoanel. E contribui o fato de eu vir aqui, olhar novo olho de cada investidor e empresário”, avaliou Zema.
O secretário de desenvolvimento, Fernando Passalio, comparou Minas aos estados do Texas e da Flórida, nos Estados Unidos, governados por políticos liberais, o que seria uma vantagem para os investidores de fora.
“Minas Gerais é, hoje, o melhor lugar para se investir. Minas está para o Brasil como o Texas e a Flórida estão para os EUA. Um estado voltado para conseguir fazer o poder público menor e que respeita e considera o investidor privado como o real gerador de riquezas”, disse o secretário.
Raffaele Cattaneo, subsecretário das Relações Internacionais da Região da Lombardia, destacou vantagens geográficas do estado, próximo dos principais centros econômicos do país, e citou a boa qualidade do café produzido em Minas
“As oportunidades que surgem no Brasil e principalmente em Minas Gerais são grandes e atrativas para os empresários da região. São muitos os produtos que podemos trocar e negócios que podem ser aprofundados. Quem não gosta de um bom café, como o produzido por lá", analisou.
Um dos empresários presentes, Orestes Gonçalves, da empresa Fotovoltaico Flutuante, criada em Ímola, na Itália, e que chegou ao Brasil em 2021 e se instalou em Itamonte, no Sul de Minas, prevê a expansão das atividades atendendo o setor agropecuário, com a criação de até 700 empregos diretos.
“A energia solar tem encontrado muito espaço em Minas e nosso plano é aumentar nossas instalações”, contou.
Na tarde desta segunda-feira, Zema e a comitiva do Governo de Minas seguem para Turim, outra cidade italiana onde novos encontros com empresários estão agendados.