O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), chegou ao Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (6) sentado no banco traseiro de um Ford Bronco ao lado dos deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), cotados para os ministérios do Esporte e dos Portos Aeroportos. O anúncio das entradas dos parlamentares nas pastas deve acontecer ainda nesta quarta, e a expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá se pronunciar sobre as trocas.
Antes das entradas de Padilha, Fufuca e Costa Filho no Alvorada, o presidente recebeu nesta tarde a então ministra do Esporte, Ana Moser, para confirmar a saída da esportista da pasta.
Lula esteve com Ana Moser no Planalto nessa terça-feira (5)
Ameaçada há mais de três meses, desde que Lula começou a negociação com interlocutores ligados ao Centrão, Ana Moser compareceu nessa terça-feira (5) a reunião marcada pelo presidente Lula, no Palácio do Planalto. Na ocasião, o petista teria pedido à ex-esportista que ela entregasse o cargo.
Às vésperas desse encontro, a Comissão de Atletas do COB, o Conselho de Atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Movimento Esporte pela Democracia publicaram um posicionamento conjunto criticando o presidente petista e relembrando o apoio da classe à campanha de Lula na corrida eleitoral do ano passado.
“Lamentamos que (...) o governo do presidente Lula possa vir a romper com seu discurso e promessas”, escreveram as entidades. “O esporte não é moeda de troca. Nos sentimos envergonhados e desprestigiados vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor”, afirmaram.