O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com três ministros no Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira (30), incluindo Wellington Dias, que é o chefe da pasta do Desenvolvimento Social, Assistência Social, Família e Combate à Fome, pasta que pode passar para as mãos do Progressistas. O partido do chamado Centrão negocia uma aliança para entrar na base do governo.
Esse encontro, que acontece de forma reservada, também conta com as presenças do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e do chefe da secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), ambos responsáveis pela articulação com o Congresso Nacional. A Reforma Ministerial, que já se arrasta há pelo menos dois meses, pode ser anunciada por Lula ainda hoje.
Veja mais:
Existe a possibilidade de fatiamento do Ministério do Desenvolvimento Social, para que o Bolsa Família, principal programa social do governo Lula, fique sob a responsabilidade de outra pasta chefiada pelo PT. Em entrevista à
Fórum Inter Conselhos
Após a reunião com parte de seus ministros, o presidente Lula vai participar da cerimônia de assinatura do Projeto de Lei do Plano Plurianual 2024-2027, durante o III Fórum Inter Conselhos.
Após a assinatura, no Palácio do Planalto, o PPA 2024-2027 será entregue ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Segundo o governo, o documento representa o resgate da participação social na elaboração de políticas públicas e na definição dos rumos do país, além da reconstrução da capacidade de planejamento do Estado Brasileiro. Também participam da solenidade a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, que conduziram o PPA Participativo. Após a cerimônia, Tebet e Macedo irão conceder uma entrevista para dar mais detalhes do PPA.