Ouvindo...

Silveira: plano de concessão de trecho da BR-040 vai ser publicado nesta quinta (24) pelo governo federal

“Rota dos Cristais”, entre BH e Cristalina (GO), deve ser entregue à iniciativa privada no ano que vem; outros dois trechos vão basear concessões

ANTT aposta em divisão da BR-040 como caminho para tornar edital mais atrativo

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), disse que o processo de relicitação da BR-040 deve avançar nesta quinta-feira (24). Segundo ele, o dia vai marcar a publicação, no Diário Oficial da União (DOU), da aprovação do plano de concessão, à iniciativa privada, do trecho entre Belo Horizonte e Cristalina (GO). A licitação da chamada “Rota dos Cristais” deve ser publicada no fim deste ano.

Nas redes sociais, Silveira anunciou que o Ministério dos Transportes vai entregar, ao Tribunal de Contas da União (TCU), os estudos a respeito da concessão. A etapa é a última antes da publicação do edital. A “Rota dos Cristais” tem 594 quilômetros. Nas projeções do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o contrato para a gestão do trecho BH/Cristalina vai ser assinado no decorrer do ano que vem.

“Desde 2019, quando a empresa responsável pela via aprovou a devolução do contrato, usuários continuavam pagando pedágio mesmo sem os investimentos contratados”, disse Silveira, em menção ao imbróglio entre a União e a Via 040, concessionária responsável por parte da estrada, que apresentou pedido para devolver a gestão da rodovia. A Concer, que administra outro trecho, fez o mesmo pleito.

Ao tratar dos prazos em torno da relicitação da “Rota dos Cristais”, Silveira afirmou que o governo federal está “mostrando resultados” a Minas Gerais. “Queremos mais união para reconstruir Minas e o Brasil”, pediu, dias após travar, nas redes sociais, um embate com o governador Romeu Zema (Novo) por causa do acidente que deixou sete mortos na BR-381.

Futuro da BR-040

A BR-040 passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a divisão da pista em três vias vai servir para conferir atratividade ao edital.

O trecho Rio-BH é o que está em fase mais avançada. O edital de concorrência da área deve ficar pronto no terceiro trimestre deste ano. São, ao todo, 451 quilômetros. A expectativa é que o contrato, com vigência de 30 anos, seja assinado no segundo trimestre de 2024.

Há, ainda, um trecho que abarca, também, porções das BRs 060 e 153, de Goiás ao Distrito Federal. Esse lote ainda está em fase de estudos. Juntos, os trechos das três rodovias têm 315 quilômetros.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.