O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou em entrevista exclusiva à Itatiaia, em 2021, no terceiro ano do mandato, que provaria que as urnas eletrônicas não são seguras. De acordo com ele, um “hacker do bem” teria as provas. “Eu vou comprovar na semana que vem que Aécio Neves ganhou as eleições em 2014. O hacker veio aqui, né, com gente que entende de informática. Hacker do bem, né, mostrando”, afirmou.
Veja o vídeo:
Bolsonaro afirmou ainda todo o material seria apresentado em uma live, com duração de uma hora, na semana seguinte. Segundo ele, posteriormente, “as provas”, seriam encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para averiguação. “Acredito que em uma hora dá pra demonstrar tudo isso aí. E a gente derruba a tese o do ministro Barroso, do TSE, de que as urnas eletrônicas não são fraudadas”, afirmou.
O então presidente disse ainda que a opinião pública ia prevalecer. “Eu encaminho pro TSE, lá vai ter um corregedor que vai tomar providência. O que vale mais que todos nós aqui é a opinião pública, que, no meu entender, não vai aceitar as eleições sem uma forma de ser auditada. E ter também a contagem pública. Não basta você ter voto impresso, a contagem tem que ser publica também”, disparou. “Quem ganha a eleição, é quem vota ou que conta os votos”, completou Bolsonaro.
O trecho da entrevista, que viralizou nesta quinta-feira (17), foi exibido hoje na CPMI do 8 de janeiro durante depoimento do hacker Walter Delgatti. A exibição foi feita a pedido da senadora Soraya Thronicke (Podemos).