Ouvindo...

Zema comemora inclusão de obras de Minas Gerais no novo PAC

Governador Zema não participou de evento no Rio de Janeiro, mas divulgou vídeo comemorando inclusão de obras mineiras no programa federal

O governador Romeu Zema (Novo) comemorou a inclusão de antigos projetos de infraestrutura de Minas Gerais no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado nesta sexta-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Veja mais:

Apesar de não ter participado da cerimônia no Rio de Janeiro - Zema e outros governadores que fazem oposição ao governo Lula recusaram o convite -, o governador mineiro destacou o diálogo com o governo federal para definir quais obras serão contempladas.

“Depois de muito diálogo, negociação e várias viagens a Brasília, conseguimos incluir obras importantes para Minas nos investimentos de infraestrutura do governo federal. Lutamos para que os mineiros sejam tratados com a atenção que merecem. Serão R$ 33 bilhões destinados para atender as demandas históricas do estado. Esperamos que agora as duplicações da BR-381 e da BR-262 finalmente sejam concluídas e deixem de ser promessas”, afirmou Zema - que foi representado, no evento, pelo secretário-adjunto de Casa Civil, Firmino Geraldo de Oliveira Junior.

Zema citou também a expectativa com as relicitações das BRs 262 e 040. “Outra obra importante para nosso estado, principalmente para a escoamento da produção e que está prevista no pacote, é a relicitação da BR-262, entre Uberaba e Betim. Esse sabemos é um trecho perigoso, com muitos acidentes, que conheço de perto por usar nos meus deslocamentos entre BH e Araxá. Os motoristas que passam pela BR-040 e que também esperam há anos pela duplicação prometida também podem ficar esperançosos. Mais de R$ 17 bilhões serão destinados à rodovia, tanto no sentido Rio de Janeiro quanto para Brasília”, disse Zema.

O governador foi alfinetado durante a cerimônia pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), que abriu seu discurso fazendo uma reverência aos governadores do Nordeste. Nas últimas semanas, a relação entre Zema e aliados próximos de Lula passou por turbulências, com vários ministros criticando publicamente o governador de Minas.

Mesmo sem citar diretamente o governador de Minas, Silveira fez uma referência a uma declaração de Zema sobre o Consórcio Sul Sudeste. Integrantes da base aliada do governo Lula consideraram que a fala foi um ataque ao Consórcio Nordeste.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais