Ouvindo...

Lula foge de polêmica com Aras e garante que escolha de nome para a PGR não será individual

O segundo mandato de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR) acaba em setembro; futuro do cargo permanece sob sigilo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fugiu de polêmicas ao responder sobre o futuro da Procuradoria-Geral da República (PGR) na manhã desta segunda-feira (31). O segundo mandato de Augusto Aras se encerrará em setembro, e o petista precisará decidir se irá reconduzi-lo ao cargo ou se indicará outro nome para o órgão.

“As pessoas podem e devem ficar tranquilas. Eu já escolhi três procuradores-gerais da República. Vou escolher mais um, e não pensando em mim, mas na sociedade brasileira”, declarou à colunista Daniela Lima, da Globo.

Os futuros de Aras e da PGR se mantêm em segredo, mas aliados não descartam a possibilidade de recondução do procurador-geral nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O nome de Augusto Aras concentra o apoio de integrantes do governo — entre eles, o ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

Além do parecer de interlocutores do presidente Lula, a recondução de Aras reúne ainda a aprovação do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público Militar (MPM) e do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais