A definição sobre a
O presidente do Republicanos, de acordo com esses aliados, fará uma viagem internacional e sua volta ao Brasil está prevista para o dia 12. Até lá, as conversas ficam em banho-maria, mas com algumas condições pré-estabelecidas.
A principal delas é que, ao aceitar um ministério na Esplanada, o deputado Silvio Costa Filho (PE) terá que se licenciar do partido. Pereira tem dito a pessoas próximas que o movimento é determinante para segurar a base do Republicanos –majoritariamente alinhada à centro-direita.
Como mostrou a analista da CNN Renata Agostini no domingo (30), a reforma ministerial que deverá ser promovida por Luiz Inácio Lula da Silva para acomodar o Centrão pode envolver mudanças maiores do que o inicialmente previsto, alertam auxiliares do presidente.
Hoje, dentro do Republicanos, a perspectiva é que Silvio Costa Filho possa ficar com o Ministério de Portos e Aeroportos, hoje com Márcio França (PSB). Para isso, no entanto, teria de haver uma dança das cadeiras na Esplanada.
Como a analista Renata Agostini mostrou, uma das possibilidades em estudo transfere o vice-presidente Geraldo Alckmin para a Defesa; e França assumiria o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, abrindo espaço, então, para o Republicanos.