Ouvindo...

Lula irá ao Paraguai em agosto para posse de Santiago Peña, que o visita nesta sexta-feira no Alvorada

Viagem de Lula (PT) ao Paraguai acontecerá após a Cúpula da Amazônia; posse do presidente eleito Santiago Peña está prevista para 15 de agosto

O presidente Lula

Cumprindo agenda no Palácio da Alvorada após um procedimento médico para alívio de dores crônicas no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrará com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, na tarde desta sexta-feira (28). O petista irá à cerimônia de posse marcada para 15 de agosto na capital Assunção, e na reunião de hoje deve insistir na discussão sobre o fortalecimento do bloco econômico Mercosul.

Segundo antecipou o Planalto, Lula também deve abordar o acordo por Itaipu Binacional e a pauta do combate bilateral a crimes no âmbito Paraguai-Brasil é igualmente esperada para o encontro. A fronteira entre os países é um dos pontos centrais da rota internacional de cocaína do crime organizado; em maio, um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso no local.

Agenda. Antes da ida ao Paraguai, Lula (PT) viajará para Belém, no Pará, onde participará da Cúpula da Amazônia nos dias 8 e 9 de agosto. A expectativa é que o petista não desmarque as agendas previstas apesar das dores provocadas pela artrose no quadril. Após a ida a Assunção, Lula seguirá para a África do Sul, onde participará da Cúpula do Brics entre os dias 22 e 24.

Entre 9 e 10 de setembro, ele estará na Índia para a Cúpula do G20; nove dias depois, Lula abre a sessão de debates da Assembleia da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque. Estas serão as últimas viagens de Lula antes da cirurgia no quadril.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.