Ouvindo...

Mineração: recursos da CFEM entram na conta dos municípios na segunda-feira (24)

Os repasses dos royalties do minério para municípios mineradores atrasaram nos meses de maio e junho

Cava de mineração

Os recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), referentes a este mês, vão entrar na conta dos municípios mineradores na segunda-feira (24), segundo o deputado federal Zé Silva (Solidariedade), que é presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável. A distribuição para o processamento da CFEM foi feita na quinta-feira (20).

A compensação referente ao mês passado, ainda não foi depositada. Segundo o parlamentar, o problema no sistema que gerou o atraso deve ser solucionado em breve. “Do mês anterior, houve problemas técnicos no sistema da Agencia Nacional de Mineração (ANM), eles estão concluindo a conciliação, mas em breve também do mês anterior será solucionado para todos os municípios”, afirmou o deputado.

Atraso

Segundo a Agencia Nacional de Mineração, o atraso nos meses de maio e junho ocorreu “devido aos problemas identificados na conciliação de boletos do obsoleto sistema de arrecadação da agência, que vem apresentando inconsistências e se deteriorando ao longo do tempo”. No entanto, os funcionários da ANM estavam em greve denunciando o sucateamento da Agência, que nega que a paralisação tenha sido responsável pelo atraso.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.