O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, acertaram, nesta terça-feira (18), a realização de uma reunião bilateral entre representantes dos dois países em dezembro. A ideia é que o encontro, previsto para ocorrer em solo alemão, tenha a participação de ministros dos dois países.
O acordo em torno da reunião de dezembro foi selado em Bruxelas, na Bélgica. Lula e Scholz estão em terras belgas para participar da cúpula
“Combinamos de fazer uma nova reunião em dezembro, na Alemanha, com a presença de ministros dos dois governos para aprofundar a agenda entre nossos países em vários temas, como investimentos industriais e em energia renovável”, disse Lula.
Segundo o presidente brasileiro, embora tenha servido para alinhar a reunião bilateral, o encontro com Scholz foi breve.
O chanceler da Alemanha, por sua vez, afirmou que a cúpula Celac-UE converteu-se em “boa oportunidade” para conversar com representantes de governos latino-americanos.
“Chegamos a acordos importantes sobre questões futuras entre a União Europeia e os países da América Latina e do Caribe”, explicou, citando consensos em torno de temas como a necessidade de garantir a proteção da biodiversidade.