Ouvindo...

Prefeito de SP exonera secretário de Mudanças Climáticas que disse que ‘planeta se salva sozinho’

Antonio Fernando Pinheiro Pedro pediu demissão depois que sua fala causou repercussão; procuradora o chamou de ‘negacionista’

Secretário de Mudanças Climáticas, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, foi chamado de ‘negacionista’ após declaração

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) exonerou o secretário de Mudanças Climáticas, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, na noite desta quinta-feira (13), depois da repercussão da declaração, feita pelo chefe da pasta, de que “o planeta se salva sozinho”. Em nota, Pedro afirma ter sido vítima de “difamação”, que “os loteadores ilegais, o crime organizado, os lacradores, os levianos, foram o alvo de nossa gestão” e que é “batuta” do prefeito.

“Sou leal e não permitirei que esse lixo difamatório atinja o gabinete do prefeito. Por isso peço minha demissão”, justificou o secretário. Tamires Carla de Oliveira, atual chefe de gabinete da pasta, assumirá interinamente a cadeira. A Prefeitura disse, por meio de nota, que Nunes esteve reunido com Pedro na tarde desta quinta e que a exoneração foi a pedido do secretário.

Ao anunciar sua saída do cargo, o secretário sustentou que não tentou desmerecer a influência dos seres humanos nos efeitos climáticos do planeta. “O fato de declarar que o planeta Terra passa por ciclos há quatro bilhões de anos e, por óbvio, sempre se “salvou” sozinho, em nada se confunde com os esforços da humanidade para sobreviver e manter condições de clima e interação ecossistêmica”, disse em nota.

A declaração de que “o planeta se salva sozinho” foi feita pelo secretário no começo de junho, durante o lançamento do Fórum Permanente de Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais na sede paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“O planeta não será salvo por nós. Ninguém salva o planeta Terra. Geralmente, ele se salva sozinho. Ele o faz a quatro bilhões e trezentos milhões de anos, e muda o clima em todo esse período. Quando o planeta se salva, ele geralmente se livra do que está na superfície dele. Já o fez várias vezes”, disse Pedro no evento.

Na ocasião, ele foi rebatido pela procuradora federal Georgia Sena Martins, doutora em Geociências pela Unicamp, que o chamou de “negacionista”. “Desculpa, mas o senhor está negando toda a existência deste fórum, toda a ciência, todos os relatórios do IPCC, todos os estudos feitos até hoje. O senhor é um negacionista”, disse a procuradora.

“Não somos Deus, não determos poder sobre processos físicos que transcendem nossa capacidade. Essa constatação é de humildade e de alerta - jamais foi uma negação do protagonismo humano nas alterações sofridas na atmosfera do planeta, desde a revolução industrial”, justificou o secretário na nota divulgada na noite desta quinta.

Sua exoneração será oficializada no Diário Oficial do município desta sexta-feira (14).

Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.