Termina na sexta-feira (14) prazo estabelecido pelo Tribunal de Contas da União para que prefeituras de todo o Brasil apliquem questionários de revisão cadastral para beneficiários do Bolsa Família. Ao todo participam da pesquisa 4 mil famílias que foram sorteadas e que recebiam o benefício em 2022.
O papel dos municípios nesta etapa é visitar as famílias para coletar as informações solicitadas pelo Formulário Físico de Verificação Domiciliar. A entrevista segue um roteiro estabelecido pelo TCU. O prazo terminava no 07, mas foi prorrogado considerando a situação de municípios com uma amostra mais numerosa de famílias ou que tenha encontrado algum imprevisto.
O objetivo da pesquisa é verificar se as informações do Cadastro Único (Cadúnico) são condizentes com a realidade das famílias. A Itatiaia apurou com algumas prefeituras mineiras. Em alguns municípios foram encontradas inconsistências ou irregularidades em até 60% dos casos. As informações, que estão sob sigilo, estão sendo repassadas ao TCU.