Ouvindo...

Times

Bolsa Família: termina nesta sexta (14) prazo para prefeituras aplicarem questionários de auditoria do TCU

4 mil famílias beneficiárias do programa, em todo Brasil, foram sorteadas e estão sendo visitadas por equipes das prefeituras para checagem de informações do CadÚnico

Termina na sexta-feira (14) prazo estabelecido pelo Tribunal de Contas da União para que prefeituras de todo o Brasil apliquem questionários de revisão cadastral para beneficiários do Bolsa Família. Ao todo participam da pesquisa 4 mil famílias que foram sorteadas e que recebiam o benefício em 2022.

O papel dos municípios nesta etapa é visitar as famílias para coletar as informações solicitadas pelo Formulário Físico de Verificação Domiciliar. A entrevista segue um roteiro estabelecido pelo TCU. O prazo terminava no 07, mas foi prorrogado considerando a situação de municípios com uma amostra mais numerosa de famílias ou que tenha encontrado algum imprevisto.

O objetivo da pesquisa é verificar se as informações do Cadastro Único (Cadúnico) são condizentes com a realidade das famílias. A Itatiaia apurou com algumas prefeituras mineiras. Em alguns municípios foram encontradas inconsistências ou irregularidades em até 60% dos casos. As informações, que estão sob sigilo, estão sendo repassadas ao TCU.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais