Lula discute situação na Venezuela em ligação com Putin

Presidentes conversaram por telefone na manhã desta quarta-feira (14)

O presidente Lula (esq.) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para o líder da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (14) para tratar da situação na Venezuela após a operação militar dos Estados Unidos, no último dia 4, que resultou na deposição e prisão de Nicolás Maduro.

Segundo comunicado divulgado pelo Kremlin, os chefes de Estado “enfatizaram as abordagens fundamentais compartilhadas pela Rússia e pelo Brasil no que diz respeito à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais” de Caracas.

O governo russo diz ainda que Lula e Putin concordaram em continuar coordenando esforços, inclusive no âmbito da ONU [Organização das Nações Unidas] e por meio do BRICS, para reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões”.

Ao todo, o petista já debateu a crise no país vizinho com outros seis líderes internacionais:

  • Gustavo Petro, presidente da Colômbia;
  • Claudia Sheinbaum, presidente do México;
  • Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá;
  • Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha;
  • Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal.
Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...