Ouvindo...

Lira liga para Bolsonaro e pede que ex-presidente ‘preserve’ amizade de Tarcísio

Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (PL) contrariou orientação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e manifestou apoio à reforma tributária

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ligou para Bolsonaro

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não fugiu à polêmica entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL), sobre as divergências entre eles em relação à reforma tributária, aprovada em segundo turno na madrugada de sexta-feira (7).

“Falei com ele (Bolsonaro) ontem, eu liguei para ele colocando justamente que essa reforma tributária nasceu no governo dele e tocamos no Congresso Nacional porque pertence ao país. Conversamos rapidamente”, detalhou. “Fiz a ele a observação de que o governador Tarcísio foi muito correto com o tratamento da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) e que é um amigo que precisa ser, acima de tudo, preservado”, concluiu Lira.

Apesar de ter citado nominalmente governadores que estiveram em Brasília nos últimos dias para apoiar as articulações pela reforma tributária, o presidente da Câmara foi enfático ao destacar a posição de Tarcísio de Freitas. “São Paulo sempre foi um obstáculo no plenário para essas votações. Quero em público agradecer a importância do governador Tarcísio na condução e na negociação, indo ‘dar a cara’ para defender o que é justo”, pontuou.

Hostilidade entre Bolsonaro e Tarcísio de Freitas

O clima entre ex-presidente e ex-ministro azedou durante reunião partidária nessa quinta-feira (6). À ocasião, Bolsonaro atacou Tarcísio e chegou a interrompê-lo. Parlamentares e integrantes do Partido Liberal (PL) endossaram as críticas ao governador de São Paulo e até chegaram a vaiá-lo no encontro.

A hostilidade entre os aliados começou depois que Tarcísio se reuniu com o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) e manifestou apoio à aprovação da reforma tributária.

O ex-presidente, por outro lado, adotou postura ríspida em relação ‘a ‘reforma de Lula’ e disparou que seus aliados deveriam ser contrários ao texto-base. Aos parlamentares, Bolsonaro criticou Lula com argumentos ligados à pauta ideológica. “Afinal, quem acredita num governo que escolheu seu ministério com perfil completamente diferente do nosso, gastador e sem compromisso com o futuro do seu povo?”, disparou.

Além de Tarcísio, vinte deputados filiados ao Partido Liberal não seguiram a orientação do ex-presidente Jair Bolsonaro e acenaram a favor da reforma na a votação.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.