Ouvindo...

Haddad quer aprovação da reforma tributária com ‘ampla margem’ na Câmara, e Tarcísio reforça coro

O ministro Fernando Haddad (PT) se encontrou com o governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, nesta terça-feira (5), véspera da votação da reforma tributária

Ministro Fernando Haddad (PT) se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), nesta quarta-feira

O ministro Fernando Haddad (PT) espera a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados com votação expressiva e agradeceu o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), após encontro no Ministério da Fazenda no início desta quarta-feira (5). A mudança na legislação começa a ser discutida no plenário nesta tarde, conforme prevê o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e deve ser votada na quinta-feira (6).

Haddad detalhou a movimentação da Fazenda para garantir aprovação com apoio do maior número de bancadas possível. “Nossa atuação é técnica no sentido de dar ao relator as melhores condições e incorporar eventuais mudanças no texto para que ele seja aprovado com ampla margem. Nós não estamos mirando o número de votos necessário para aprovar”, declarou.

O ministro citou como exemplo a aprovação do arcabouço fiscal — o texto-base do projeto reuniu 372 votos favoráveis, 108 contrários e uma abstenção. “Queremos superar o mínimo para passar a ideia de que é um projeto de país em curso”, concluiu.

Tarcísio de Freitas manifestou apoio à aprovação da reforma tributária

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reuniu com o ministro Fernando Haddad (PT) e manifestou apoio declarado à aprovação da reforma. O político indicou que serão necessárias alterações em ‘questões pontuais’, mas reiterou a defesa da matéria.

Concordamos com 95% da reforma tributária”, afirmou. “Está muito fácil construir um entendimento, e São Paulo será um parceiro para a aprovação da reforma tributária. Sabemos que ela é importante para o Brasil. Eu diria que a reforma é a alavanca que está faltando para termos um impulso”, pontuou.

Votação da reforma tributária deve acontecer nesta quinta-feira (6)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) discutirá a reforma tributária no plenário da Casa ainda nesta quarta-feira (5) e prevê que a votação deve acontecer no início da noite de quinta-feira (6). A expectativa do parlamentar é aprovar também a mudança no Carf antes de sexta-feira (7), segundo declarou à GloboNews.

“A discussão deve começar hoje à tarde, se não, não dará tempo. Precisamos dar tempo ao plenário para não haver uma votação de insegurança”, afirmou. “Ela (reforma tributária) está na pauta, está em discussão. Ouviremos prós, contras e relator para tirar dúvidas”, completou Lira. A sessão extraordinária será aberta no plenário da Câmara às 13h55.

Após reunião com o ministro Fernando Haddad (PT) na última semana, Lira acelerou as negociações para aprovar as três matérias econômicas prioritárias para o governo Lula antes do recesso parlamentar, marcado para 18 de julho. As reuniões com líderes do governo acontecem, pelo menos, desde segunda-feira (3) com o intuito de passar o texto pela Câmara e encaminhá-lo ao Senado.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.