Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e juristas brasileiros prestaram homenagens ao ex-ministro Sepúlveda Pertence, que morreu neste domingo (2), aos 85 anos.
Veja mais:
Colegas do mineiro de Sabará, que estava internado há uma semana no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, destacaram sua trajetória no STF e citaram sua atuação como exemplo para uma geração de juristas.
“Sepúlveda Pertence foi um dos mais distintos juristas brasileiros. Atuou na resistência à ditadura e na reconstrução democrática que resultou na Constituição Federal de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento”, escreveu o ministro Gilmar Mendes.
O ministro Luís Roberto Barroso destacou a integridade do ex-ministro mineiro: “É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF. Brilhante, íntegro e gestante, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”.
Alexandre de Moraes ressaltou a atuação de Pertence na defesa da democracia e citou a relação de amizade que o ex-ministro mantinha com seus colegas. “O Brasil perdeu um grande e incansável defensor da Democracia com a morte de Sepúlveda Pertence. Notável advogado, jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares”, apontou o ministro.