O governador Romeu Zema (Novo) lamentou a morte do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli e relembrou a importância do mineiro para o desenvolvimento da agricultura brasileira.
Veja mais:
“Perdemos hoje um grande mineiro. O ex-ministro Alysson, com certeza foi um dos maiores nomes que a agricultura do Brasil já teve e se o agro hoje no Brasil é essa potência, que alimenta quase todo mundo, isso se deve a ele. Tive a satisfação de conviver e aprender muito com ele”, disse o governador.
O velório será no Palácio da Liberdade, sede histórica do governo mineiro, a partir de 15h desta quinta-feira (29). O enterro será na sexta (30), às 11h, no Parque da Colina, em Belo Horizonte.
O ex-ministro foi diagnosticado com embolia pulmonar após passar por uma operação no fêmur. Alysson Paolinelli, que completaria 87 anos no dia 10 de julho, estava internado há cerca de um mês no Hospital Madre Teresa e o estado de saúde se agravou.
Paolinelli foi ex-secretário da Agricultura de Minas Gerais em três oportunidades (1971-1974 | 1991-1994 | 1995-1998). Durante sua primeira gestão, idealizou e coordenou a implementação de uma nova matriz produtiva baseada em um modelo sustentável, unindo novas tecnologias a incentivos de políticas de crédito para estimular a modernização da agricultura mineira.
Com essa política, transformou Minas Gerais no maior produtor de café do país, ao alavancar o desenvolvimento de plantações no Cerrado mineiro, por meio de novas técnicas de plantio desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com as Universidades Federais de Lavras e Viçosa.