Ouvindo...

‘Qual deles cumpriu?’, Lula dispara sobre exigências da União Europeia que barram acordo com Mercosul

“Nenhum país chega aos pés do Brasil em relação à sustentabilidade”, disparou Lula durante lançamento do Plano Safra 2023-2024

Presidente Lula criticou exigências nesta terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou críticas às metas climáticas exigidas pela União Europeia para permitir acordo comercial com Mercosul. O comentário foi feito durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra 2023-2024, no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta terça-feira (27).

“Eles acham que o Brasil pode não cumprir as metas do Acordo de Paris. E quem cumpre? Qual deles cumpriu?”, questionou. “Nenhum país chega aos pés do Brasil em relação à sustentabilidade”, completou.

Mercosul-União Europeia: o que está em jogo?

A União Europeia (UE) emitiu em março um documento que obriga o Mercosul a assumir novos compromissos ambientais para que um acordo de livre comércio seja desbloqueado. À época, os países que compõem o bloco sul-americano reagiram negativamente.

Recentemente, a França determinou uma série de condições para apoiar que seja firmado o acordo comercial entre os dois blocos econômicos. Na semana passada, em viagem oficial ao país, Lula participou de reuniões para convencer o parlamento francês a apoiá-lo.

Entretanto, parlamentares ligados ao presidente francês Emmanuel Macron apoiam que sejam mantidas as restrições e alegam que o Brasil pode não cumprir as metas climáticas do Acordo de Paris.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.