Ouvindo...

Aeroporto Carlos Prates: PBH vai enviar projeto para área nesta terça-feira (30)

Projeto a ser enviado ao Governo Federal inclui construção de moradias, escolas e UPA, entre outros equipamentos

O projeto da Prefeitura de Belo Horizonte para o terreno do aeroporto Carlos Prates, desativado em abril, precisa ser aprovado pela Secretaria de Patrimônio da União

A Prefeitura de Belo Horizonte deve enviar ao governo federal nas próximas horas o projeto para o uso do terreno do Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste da capital mineira.

A informação foi confirmada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) nesta terça-feira (30). “O projeto está sendo preparado e deve ser entregue hoje ou amanhã”, afirmou.

O projeto da administração para o terreno do aeroporto Carlos Prates, desativado em abril, precisa ser aprovado pela Secretaria de Patrimônio da União. A partir de junho, a PBH começará a desmontar a estrutura do aeroporto.

“Estamos construindo um novo bairro, com casas populares, com um parque para o lazer das pessoas, com equipamentos públicos, com Unidade de Pronto Atendimento (UPA), posto de saúde e escola”, explicou Fuad. “O projeto é amplo. Não é uma coisa que começa hoje e termina amanhã”.

Leia mais:

Prefeitura de BH define projeto para aeroporto Carlos Prates e obras podem começar após setembro

Moradores próximos do Aeroporto Carlos Prates não aprovam construção de casas: ‘vai trazer transtorno’

Quando as duas etapas estiverem concluídas, o governo federal irá transferir a posse definitiva do terreno para a PBH, o que pode ocorrer até setembro. Apenas após a transferência é que o Executivo pode iniciar as obras no local.

“Na primeira colocação que fizemos, o Governo Federal aprovou. Agora, nós estamos mandando o projeto estruturado, e vamos agora buscar os recursos”, finalizou.

Prefeitura de BH descarta sambódromo

Conforme a Itatiaia mostrou na segunda (29), a PBH rejeitou a sugestão de construir um sambódromo no terreno do aeroporto. O Executivo municipal considerou que a área utilizada seria muito grande e dificultaria a construção de equipamentos prioritários.

No pré-projeto definido pela PBH, o terreno de 547 mil metros quadrados do aeroporto receberá cerca de 2 mil moradias, uma escola municipal de educação infantil (Emei), uma escola municipal de ensino fundamental (Emef), um centro de saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ainda terá parques, praças, ciclovias, centro esportivo com quadras e campos, espaços para comércio. Hoje há um parque instalado na área.

De acordo com a assessora especial da PBH, Lidia Vasconcellos, todas as sugestões apresentadas pela comunidade em audiências públicas na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram aceitas, com exceção do sambódromo.

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.