O governador Romeu Zema (Novo) e integrantes do governo estadual se reuniram durante viagem em Nova York, nos Estados Unidos, para apresentar o estado aos representantes da gigante chinesa BYD e tentar atrair para Minas investimentos da empresa planejados para o Brasil.
Veja mais:
O secretário de Estado da Casa Civil, Marco Aro (PP), participou das reuniões e afirmou que os chineses ainda não definiram sobre suas instalações que serão construídas no Brasil.
“Tivemos uma agenda com a empresa Bid, gigante chinesa que produz bateria e carros elétricos, está entre as maiores do mundo e 22% de todas as baterias de celulares no mundo é ela que produz. A intenção é que o governador sente com os executivos e negociar os investimentos. Ela tem previsão de investir R$ 10 bilhões no Brasil e temos interesse em receber esses investimentos em Minas Gerais”, afirmou Aro.
A BYD já tem uma fábrica de baterias em Manaus e uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas e no final do ano passado assinou um acordo com o governo da Bahia para produzir veículos elétricos na antiga fábrica da Ford, em Camaçari.
A ideia é que com o crescimento da empresa chinesa no Brasil, aumente a demanda por baterias. Com o projeto Vale do Lítio, na região do Vale do Jequitinhonha, o estado pode se tornar atrativo para uma nova fábrica.
“O negócio ainda não foi fechado, eles estão estudando em qual local eles vão fazer a planta deles. Nós apresentamos Minas Gerais para eles. Claro que o estado será beneficiado com esse investimento, porque várias empresas vão fornecer produtos para ela, mas queremos que a planta fique em Minas Gerais”, afirmou o secretário de Casa Civil.