Ouvindo...

Dino critica mensagem do Telegram contra PL das Fake News e questiona: ‘querem provocar outro 8 de janeiro’?

Plataforma enviou mensagem aos usuários em que critica tramitação da proposta na Câmara dos Deputados

Dino criticou mensagem compartilhada pelo Telegram no próprio aplicativo

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), criticou a mensagem compartilhada pelo Telegram, nesta terça-feira (9), em sua própria plataforma, contra o Projeto de Lei 2630, o PL das Fake News.

“A democracia está sob ataque no Brasil”. Assim começa um amontoado absurdo postado pela empresa Telegram contra as instituições brasileiras. O que pretendem ? Provocar um outro 8 de janeiro ? Providências legais estão sendo tomadas contra esse império de mentiras e agressões”, afirmou Dino em seu perfil oficial no Twitter.

Veja: Após Google, Telegram compartilha mensagem a usuários contra PL das Fake News

O ministro não disse quais são as medidas tomadas contra o Telegram. No entanto, no início do mês uma ação semelhante do Google levou à Secretaria Nacional do Consumidor a notificar a empresa por “propaganda abusiva”. O órgão, vinculado ao ministério de Dino disse que a empresa deveria informar os usuários sobre a publicidade relacionada ao conteúdo, como prevê os termos e usos do próprio Google, sob pena de multa de R$ 1 milhão por hora.

No texto compartilhado pelo Telegram, a empresa que conta com mais de 40 milhões de usuários no país, disse que o Brasil está “prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão”. O conteúdo da mensagem também diz que a legislação daria “poderes de censura” ao governo federal e que ela é uma das “mais perigosas para os direitos humanos fundamentais”.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.