Ouvindo...

Ciro Nogueira: chapa com Zema e Tarcísio 'é perfeita’

Presidente do PP citou possibilidade caso Jair Bolsonaro (PL) não dispute a Presidência da República em 2026

Os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas

Presidente do PP, Ciro Nogueira indicou nesta terça-feira (9) que vê com bons olhos as candidaturas dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a presidente da República em 2026 caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não volte a disputar o cargo.

“Zema-Tarcísio, Tarcísio-Zema, é uma chapa perfeita”, afirmou o ex-ministro do governo Bolsonaro em entrevista exclusiva à Itatiaia durante evento do grupo Lide nos Estados Unidos. “Tenho minhas dúvidas se o presidente Bolsonaro vai querer disputar, independentemente se vai ter os seus direitos políticos cassados ou não. É uma decisão dele. Se ele for candidato, vai ter o nosso apoio”, acrescentou.

Ciro Nogueira também citou como “grandes nomes”, em sua visão, os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).

“É lógico que se Bolsonaro resolver ser candidato e Lula [se candidatar] à reeleição, fica inviável qualquer um desses nomes porque nós temos uma polarização muito grande no nosso país. Mas vamos aguardar o que vai acontecer”, acrescentou o presidente do PP.

Possível candidatura de Zema

Em entrevista no mês passado, o governador Romeu Zema não descartou se candidatar à Presidência da República em 2026, mas declarou que prefere apoiar outro candidato de direita em vez dele próprio se candidatar. Como está no segundo mandato como governador, Zema não pode disputar novamente o cargo.

“Espero que nós da direita encontremos um bom nome, ao qual darei total apoio, assim como fiz com o ex-presidente. Prefiro que tenhamos um nome. Se esse nome vier a ser eu, vamos ter de avaliar. Mas prefiro apoiar um terceiro. Não nego porque acho que o Brasil precisa de uma nova leva de gestores públicos, mas não faço nenhuma campanha e me nego a ser candidato. Meu foco é Minas Gerais”, disse Zema em entrevista à rádio Gaúcha no dia 13 de abril.

Internamente, o governador tem adotado a mesma postura que tem tido nas entrevistas à imprensa, embora seus aliados políticos demonstrem entusiasmo e animação com a possibilidade dele se candidatar a presidente.

Mesmo assim, Zema tem procurado nacionalizar seu nome: apenas em 2023 ele já viajou para outros seis estados: São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.