Ouvindo...

Em 10 anos, Vale do Jequitinhonha vai se transformar em um vale de muito desenvolvimento, diz vice da FIEMG

Representantes da FIEMG e governador Romeu Zema estão nos EUA para lançamento internacional do Vale do Lítio

Vice-presidente da FIEMG, José Balbino, avalia que projeto pode ser divisor de águas para desenvolvimento da Região do Vale do Jequitinhonha

Depois de cumprir encontros de negócios em Boston, o governador Romeu Zema inicia, nesta segunda-feira (8), uma jornada de compromissos em Nova York.

O principal objetivo é atrair investimentos para Minas Gerais. Nesta segunda-feira (8), Zema tem um encontro de negócios com executivos de uma empresa pioneira em produção de energia limpa.

Vale do Lítio

Nesta terça-feira (9) à noite, o governador participa do lançamento mundial do ‘Vale do Lítio’, projeto do que visa o desenvolvimento socioeconômico de cidades do Vale do Jequitinhonha, Nordeste e Norte do estado em torno da cadeia produtiva do lítio.

Veja mais: Por que Minas quer investir na exploração do Lítio?

O elemento extraído de minerais encontrados em rochas da região é usado na fabricação de baterias de longa duração para veículos elétricos e aparelhos eletroeletrônicos e é considerado um produto do futuro. O evento será na Nasdaq, maior bolsa de valores do mundo em negócios de tecnologia e inovação, e é considerado o ponto alto da missão internacional de Zema.

Segundo o vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), José Balbino, o projeto do lítio deve transformar a região em um vale de desenvolvimento.

“A gente espera que com o trabalho que o governador e toda a sua equipe de governo vem fazendo, a gente consiga em poucos anos atrair uma ou algumas fábricas bateria para aproveitar no potencial que existe na produção do hidróxido de Lítio e do carbonato lítio. Em 10 anos, o Vale do Jequitinhonha vai se transformar em um vale de muito desenvolvimento”, afirmou Balbino.

Ainda segundo ele, a Federação das Industrias apoia incondicionalmente o desenvolvimento da cadeia do lítio. “O presidente Flavio Roscoe tem envidado todos os esforços para atrair empresas e para junto com o governo do estado buscar as melhoras propostas para que essas empresas possam se instalar e licenciar rapidamente”, completou.

Governo de Minas

Além do lançamento do Vale do Lítio, Zema participa, no mesmo dia, da Conferência Lide Brazil Investiment Forum.

Na quinta (11), o governador estará presente na 16ª edição do Itaú BBA Latam CEO Conference, maior conferência internacional para os mercados de capitais brasileiro e latino-americano. Ainda na quinta, ele terá uma reunião com o Fundo de Investimento Global Infrastructure Partners (GIP) e com investidores da área de energia e infraestrutura.

No final de semana, o governador se reuniu com estudantes brasileiros de Harvard e assinou protocolo de intenções para construção de uma indústria de aço verde da Boston Metal. A empresa vai investir R$ 573 milhões no aproveitamento de rejeitos de barragens de minério para extrair metais e ligas em geral.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.