Ouvindo...

Ex-deputados serão nomeados no governo Zema após aprovação da reforma administrativa na ALMG

Palácio Tiradentes está finalizando mapa de nomeações; expectativa é que projeto seja aprovado na próxima semana

Ex-deputados estaduais que não foram reeleitos serão nomeados para cargos no governo de Romeu Zema (Novo). O movimento, que já começou com a indicação de Laura Serrano (Novo) para a Arsae e Gustavo Mitre (PSD) para o BDMG Cultural, ganhará intensidade após a aprovação da reforma administrativa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O Palácio Tiradentes ainda está finalizando o mapa de nomeações. A Itatiaia apurou que Dalmo Ribeiro (PSDB) mantém conversas para um cargo no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e que Guilherme da Cunha (Novo) terá uma posição em que pode ser o responsável pela avaliação e acompanhamento das políticas públicas do governo de Minas. Outra possibilidade é um cargo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Professor Irineu (Patriota) e Bernardo Mucida (PSB) também devem passar a fazer parte do governo Zema.

Mucida e Dalmo negam a existência de conversas nesse sentido. As articulações têm sido feitas com discrição para não atrapalharem o andamento da reforma administrativa na ALMG. A expectativa é que o projeto seja aprovado em segundo turno na próxima semana e siga para sanção do governador.

Novos secretários

A reforma administrativa propõe a criação de duas novas secretarias, a de Casa Civil e a de Comunicação. Embora ainda não tenham sido oficialmente criadas, os secretários já foram definidos por Zema. O ex-deputado federal Marcelo Aro (PP) assumirá a Casa Civil, enquanto o ex-presidente do Partido Novo, Bernardo Santos, ficará responsável pela comunicação do governo.

Leia mais