Ouvindo...

Governo reduz projeção do PIB de 2,1% para 1,6% em 2023 e prevê estouro da meta de inflação

Dados divulgados nesta sexta-feira (17) mostram novas projeções para a economia brasileira em 2023

Ministério da Fazenda refez os cálculos sobre o PIB do Brasil em 2023

O Ministério da Fazenda revisou as projeções para o crescimento do PIB brasileiro em 2023, reduzindo a expectativa de crescimento de 2,1% para 1,6% neste ano.

Veja mais: Haddad apresenta proposta de novo arcabouço fiscal para Lula nesta sexta-feira

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (17), no boletim Macro Fiscal da Secretaria de Política Econômica da pasta.

As expectativas de crescimento do PIB por parte da SPE diferem das projeções do mercado financeiro e do Banco Central.

Segundo o último boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (13), o mercado espera um PIB de 0,89% em 2023, enquanto o BC prevê um PIB de 1% neste ano, segundo o relatório de inflação divulgado em dezembro de 2022.

O ministério da Fazenda elevou a estimativa da inflação para este ano, passando de 4,6% para 5,3%.

“A revisão foi motivada pelo aumento na projeção de preços monitorados, apenas parcialmente contrabalanceada pela desaceleração esperada na inflação de alimentação no domicílio e de bens industriais”, justifica a pasta.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.