O Ministério Público do Trabalho (MPT) deu prazo de uma semana para que o governo federal se manifeste sobre a
Mais cedo, os procuradores se reuniram em Brasília com metroviários e representantes dos ministérios das Cidades e Casa Civil, mas nenhuma proposta foi apresentada pelo governo federal. Os trabalhadores pedem uma solução para os 1.600 funcionários públicos que podem perder seus postos com a privatização do metrô de Belo Horizonte.
Em dezembro do ano passado, o Grupo Comporte venceu o leilão ao apresentar uma proposta de R$ 25 milhões. Após a assinatura do contrato, que pode ocorrer ainda neste mês, mas sem data definida, a empresa passa a fazer os primeiros investimentos em melhorias da linha 1. Conforme o contrato, também está prevista a construção da linha 2 do metrô de Belo Horizonte.
Adiamento da assinatura do contrato do metrô de BH
Na semana passada, depois de uma reunião com os metroviários em Brasília, o MPT recomendou o adiamento da assinatura do contrato do metrô de Belo Horizonte. O órgão pede que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o adiamento até que as negociações trabalhistas com os metroviários se encerrem. A resposta depende do governo federal, que ainda não se manifestou sobre o assunto.
Os
Zema não crê em adiamento da privatização
Se, por um lado, o governo federal ainda não se manifestou oficialmente sobre o pedido de adiamento da assinatura da concessão do metrô de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o governador
Zema recebeu o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) nesta semana e aproveitou a presença do número 2 do governo federal para dizer que a concessão “já está definida”.
“Estamos otimistas com os próximos quatro anos, temos atraído um volume recorde de investimentos. Nos primeiros quatro anos foram R$ 270 bilhões, boa parte deles para energia renovável. Isso vai continuar e agora teremos grandes obras, como o Rodoanel, que vai melhorar o trânsito de BH, a concessão já está definida, e temos também já definido com o governo federal, a construção e ampliação do metrô de Belo Horizonte, que há mais de 20 anos não recebe nenhuma extensão. Apesar de sermos uma grande cidade, temos o metrô muito limitado. Essas duas obras vão contribuir para que a mobilidade na região metropolitana seja muito melhor”, afirmou Zema na ocasião.