Ouvindo...

CPI aprova pedido de advogados de Kalil para que ex-prefeito preste depoimento na Câmara de BH

Vereadores aprovaram requerimento e devem marcar data de depoimento de Kalil nas próximas sessões

Ex-prefeito de BH Alexandre Kalil é principal alvo de investigações de CPI do Abuso de Poder

Os vereadores da CPI do Abuso de Poder na Prefeitura de Belo Horizonte aprovaram na manhã desta quinta-feira (16) um ofício apresentado pelos advogados do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) para que ele preste depoimento na comissão.

Veja mais: Imóvel de Kalil que garantia dívida com PBH foi demolido durante a sua gestão

O horário do depoimento de Kalil na CPI ainda será decidido pelos parlamentares nas próximas reuniões.

No ofício que foi aprovado pelos quatro integrantes da comissão, o ex-prefeito pede para que seja ouvido pessoalmente na Comissão. Os vereadores Ciro Pereira, Fernanda Altoé, Helinho da Farmácia e o presidente da CPI Wesley Moreira votaram a favor do pedido.

“Os membros dessa CPI tiveram uma reunião em que já estamos fazendo o planejamento sobre como será conduzida essa comissão. E com certeza o sr. Alexandre Kalil será convidado para responder nossas indagações, fazer sua devida defesa. Isso será decidido posteriormente por essa comissão. Acredito que uma reunião apenas será pouco para que ele responda a todas as perguntas, vamos fazer duas ou três reuniões. Ele com certeza será ouvido. É a grande expectativa dessa CPI”, afirmou Wesley.

A CPI Abuso de Poder na PBH foi criada em dezembro de 2022 para “apurar os inúmeros indícios de utilização da estrutura pública da Prefeitura do Município de Belo Horizonte para favorecimento pessoal e de terceiros em diversas oportunidades”.

A CPI cita como fatos a serem investigados uma possível interferência da Prefeitura no Clube Atlético Mineiro e prejuízo à construção do estádio do clube e o favorecimento pessoal da Procuradoria do Município de Belo Horizonte a terceiro estranho à administração. ]

Engenheiro ausente

Nesta quinta-feira (16) estava marcado um depoimento do engenheiro Lucas Ribeiro Horta, que teria assinado, pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), memorial descritivo de imóvel que supostamente pertence ao ex-prefeito Alexandre Kalil. Lucas Horta, no entanto, não compareceu à comissão.

Segundo os vereadores, nas próximas sessões, será aprova um requerimento convocando o engenheiro para prestar depoimento na CPI.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.