Ouvindo...

Moraes decide que STF irá julgar militares envolvidos em atos de 8 de janeiro

Decisão afasta hipótese de que militares sejam julgados pela Justiça Militar

Alexandre de Moraes decide sobre julgamento de militares pelo STF e não pela Justiça Militar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu que a Corte tem competência para julgar militares acusados de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. A decisão afasta a possibilidade de eventual julgamento pelo Superior Tribunal Militar (STM).

A decisão foi provocada por pedido da Polícia Federal, que questionou o ministro sobre a investigação de eventuais crimes cometidos por militares durante o episódio que resultou na destruição e invasão das sedes dos três Poderes.

Para Moraes, o julgamento dos crimes ocorridos em 8 de janeiro são de competência do Supremo, “independentemente de os investigados serem civis ou militares”.

Na decisão, o ministro também autorizou que a Polícia Federal abra inquérito para investigar “eventuais crimes cometidos por integrantes das Forças Armadas e policiais militares relacionados aos atentados contra a democracia que culminaram com os atos criminosos e terroristas do dia 8 de janeiro de 2023"

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.