O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Raoni Rajão foi nomeado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), para ocupar o cargo de chefe do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas. Ele terá como uma das missões ajudar o governo federal a cumprir a meta de desmatamento zero na Amazônia.
Rajão é professor de Gestão Ambiental e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia no departamento de Engenharia de Produção da UFMG e pesquisador da Wilson Center, em Washington, nos Estados Unidos.
O acadêmico é graduado em Ciência da Computação pela Universitá degli Studi Milano-Bicocca, da Itália, e mestre e doutor em Organização, Trabalho e Tecnologia pela Lancaster University, no Reino Unido.
Ele se dedica ao estudo da relação entre tecnologia, ciência e políticas públicas, com ênfase na avaliação de políticas de controle do desmatamento e de pagamento por serviços ambientais.
Em uma rede social, Raoni Rajão agradeceu à ministra Marina Silva pelo convite e disse ser uma honra “trabalhar ao lado de pessoas que tanto admiro, contribuindo com a ciência brasileira para um dos maiores desafios do nosso país”.