O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta terça-feira (24), a partir de 10h, em Buenos Aires, da sessão de abertura da VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O bloco, fundado no México em 2010, reúne 33 países.
Veja mais:
Lula e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, têm defendido que o bloco deve trabalhar para incluir Venezuela e Cuba nas relações do continente.
“É o único fórum internacional em que Cuba participa. E tenho orgulho em ter participado da construção desse fórum. E tenho muito orgulho de os cubanos participarem”, afirmou Lula.
A presença do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que estava prevista para a cúpula, não deve acontecer. Em comunicado, o governovenezuelano diz que o líder não irá mais à cúpula devido a um suposto “plano de direita neofacista” para atacar Maduro.
Agenda
Às 13h30, Lula será recebido pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, num almoço oferecido pelo argentino, no Hotel Sheraton, de acordo com a agenda do petista divulgada nesta noite.
Às 15h, Lula tem uma audiência com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, e às 15h30, participa de um encontro com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
Em seguida, às 16h, o presidente brasileiro se reúne com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e às 16h30, com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
A cúpula da Celac é encerrada às 17h15, cerimônia da qual Lula participa, mas antes, às 17h, será firmada a adoção da Declaração de Buenos Aires, o documento final do encontro.