O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou o encontro que estava marcado para esta segunda-feira (23), às 16 horas, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Veja mais:
De acordo com informações da CNN, o encontro havia sido confirmado pela secretaria de Comunicação do governo federal. O motivo do cancelamento não foi informado.
“Nós temos interesses, sim, em retomar essa parceria. A Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo, um país riquíssimo em fertilizantes, com riquezas naturais que nos interessam muito e pode comprar muita coisa do Brasil”, disse o secretário de Comunicação, Paulo Pimenta (PT), em entrevista à CNN.
O encontro aconteceria em Buenos Aires, na Argentina, onde Lula faz sua primeira viagem internacional. Nesta terça-feira (24) acontecerá a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Nos últimos anos, as relações entre Brasil e Venezuela ficaram congeladas. O governo de Jair Bolsonaro (PL) tinha divergências ideológicas do governo venezuelano e os dois países reduziram as conversas diplomáticas.
Lula defende que Maduro volte a fazer parte da comunidade diplomática da América do Sul e busca uma aproximação com Caracas.