Novo comandante do Exército convoca reunião com generais para terça-feira

Tomás Miguel Ribeiro Paiva pretende se reunir com 16 generais de quatro estrelas

Lula nomeou novo Comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, neste sábado

Nomeado no sábado (21) para o comando do Exército, o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, convocou para terça-feira uma reunião com os demais generais de quatro estrelas do Alto Comando.

Veja mais: Ministro da Defesa oficializa troca no alto comando do Exército: ‘fratura de confiança’

O encontro deve servir para que o novo comandante aborde com os outros 16 generais quais providências o Exército deve tomar a respeito do suposto envolvimento de militares nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

Ribeiro Paiva assumiu no sábado o lugar do general Júlio César Arruda, que foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por divergências sobre punições a militares que teriam sido coniventes com os atos que levaram às invasões das sedes dos Três Poderes.

Lula ficou incomodado com o fato de Arruda não ter apoiado a prisão imediata de invasores no dia 8 de janeiro e dos manifestantes que estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. O general alegou que havia mulheres e crianças no local e que possíveis confrontos poderiam resultar em centenas de feridos.

Tomás Miguel Ribeiro Paiva, atual comandante militar do Sudeste. Paiva, ex-chefe de gabinete do ex-comandante Eduardo Villas Bôas, fez um discurso no dia 18 de janeiro defendendo o respeito ao resultado das urnas.

Enfático, afirmou que o Brasil enfrenta um “terremoto político” e que esta crise tenta “matar a coesão, hierarquia, disciplina e profissionalismo” do Exército e o “respeito e o orgulho que temos de vestir essa farda”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...