Ouvindo...

Lula homenageia reitor que se matou após ser preso em operação da PF

Presidente se reuniu com reitores de universidades nesta quinta-feira (19), em Brasília

Lula se reuniu com reitores de universidades federais nesta quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homenageou, nesta quinta-feira (19), o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luis Carlos Cancellier, que se matou em 2017 após ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal.

Em discurso durante encontro com reitores de instituições federais, Lula culpou a polícia e o Ministério Público pelo suicídio.

“Faz cinco anos e quatro meses de uma aberração que aconteceu neste país: a morte do reitor Luis Carlos Cancellier. Faz cinco anos que esse homem se matou pela pressão de uma polícia ignorante, de um promotor ignorante, de pessoas insensatas que condenaram antes de investigar e julgar”, afirmou o presidente. “A gente não pode nem fazer um ato em homenagem a ele porque durante muito tempo deixou de ter reunião de reitores”, completou Lula

Cancellier foi alvo de uma operação da Polícia Federal que ficou conhecida como Ouvidos Moucos, uma espécie de braço da Lava Jato em Santa Catarina. Em 2017, ele foi preso durante as investigações coordenadas pela delegada Erika Marena.

Na ocasião, ela anunciou que o então reitor da UFSC era investigado por desvios de R$ 80 milhões na instituição federal de ensino. Depois, ela reconheceu que o valor não era aquele - e que o montante era o total repassado pelo governo federal a um programa da universidade em um período de 10 anos. Cancellier foi reitor da UFSC entre maio de 2016 e setembro de 2017, quando foi afastado da reitoria e impedido por decisão judicial de entrar na universidade.

Em 2 de outubro de 2017, após ter passado dois dias preso, ele se atirou do vão central de um shopping em Florianópolis.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.