Ouvindo...

Justiça garante a empresário direito de se manifestar em frente a quartel

Decisão do juiz Wauner Machado ainda determina que prefeitura devolva bens apreendidos em operação na avenida Raja Gabaglia

Guarda Municipal fez operação para retirar acampamento de bolsonaristas na Raja Gabaglia

A Justiça de Belo Horizonte concedeu, em caráter liminar, decisão favorável ao empresário que questionou o desmonte do acampamento montado em frente à sede da 4ª Região Militar do Exército, na avenida Raja Gabaglia, região Centro-Sul da capital mineira.

A decisão, assinada pelo juiz Wauner Batista Ferreira Machado foi publicada na noite desta sexta-feira (6), menos de 12 horas após a ação da Guarda Municipal no local, beneficia apenas o empresário Esdras Jônatas dos Santos. A ação judicial também determina que a prefeitura devolva os bens apreendidos sob pena de multa diária e incidência no crime de desobediência.

Leia também: Empresário que foi à manifestação na Raja em Porsche diz não ter dinheiro para pagar processo

Por volta das 11 horas de hoje, agentes da Guarda Municipal fizeram uma operação para desmobilizar o acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ocupava parte da avenida Raja Gabaglia em frente à unidade militar. Um caminhão da corporação levou diversos itens, como barracas, mesas, cadeiras, utensílios de cozinha e até um sofá, que foram levados para um galpão da prefeitura.

“Posto isso, suspendo o ato do impetrado que impede o impetrante de se manifestar, na conformidade dos fundamentos expostos, e que apreendeu os seus pertences, e, a contrario sensu, o imponho ao impetrado, inclusive para a devolução imediata dos bens, sob pena de pagamento de multa diária e incidência no crime de desobediência”, diz trecho da decisão.

Na Justiça, Esdras Jônatas dos Santos, pediu que fosse garantido o direito à manifestação e da propriedade privada. Mas a decisão não se estende aos demais apoiadores que estão no local. Ele ainda alegou pobreza para não pagar as custas processuais, mesmo tendo ido à manifestação dirigindo um Porsche.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.