Ouvindo...

Lula marca reunião ministerial para resolver ‘bate cabeça’ entre ministros

Convite feito para os 37 ministros marca o encontro para sexta-feira (6), às 9h30, no Palácio do Planalto

Presidente Lula vai se reunir com os 37 ministros para evitar desencontros entre a equipe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou para sexta-feira (6), às 9h30, no Palácio do Planalto, a primeira reunião de sua equipe ministerial. O convite para participar da reunião foi enviado aos 37 ministros.

Veja mais: Ministro da Casa Civil nega revisão na reforma da Previdência e desautoriza Carlos Lupi

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), a ideia é organizar a divulgação de informações das novas equipes. “O presidente já marcou a primeira reunião ministerial, para, inclusive, organizar e reafirmar, e ele acabou de me dizer, qualquer proposta só será encaminhada, evidente, depois da aprovação do presidente da República”, afirmou Rui Costa.

Nos quatro primeiros dias do governo, alguns ministros bateram cabeça sobre ações e sobre mudanças em reformas. Na terça-feira (3), o ministro da Previdência Carlos Lupi (PDT) afirmou que o governo pretende avaliar as mudanças implementadas na reforma da Previdência, mas foi desautorizado menos de 24 horas depois, pelo chefe da Casa Civil, que negou que o governo esteja fazendo qualquer estudo para mudar as regras em vigor.

Logo no primeiro dia da nova gestão, o presidente Lula assinou um decreto prorrogando a isenção de impostos federais, medida que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou dias antes que não seria tomada pelo governo.

Segundo Rui Costa, qualquer proposta que for anunciada pelas equipes ministeriais deverá passar por análise do Palácio do Planalto. “Qualquer proposta, ele (Lula) vai dizer isso na reunião, passará necessariamente pela Casa Civil”, disse o ministro.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.