Ouvindo...

Times

Lula começa a anunciar ministros de seu governo nesta sexta; saiba quem deve ser escolhido

Gleisi Hoffmann informou que presidente eleito vai anunciar parte de sua equipe nesta sexta-feira (9)

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quinta-feira (8), que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve começar a anunciar os primeiros nomes de sua equipe ministerial na sexta-feira (9).

Veja mais: Lula busca aproximação com partido de Moro para sua base aliada no Congresso

“O presidente deve começar amanhã a divulgar (nomes de ministros). Ele acabou de me chamar para o final da tarde, para conversar, está querendo pelo menos amanhã anunciar alguns nomes de ministros. Ele estava querendo deixar para depois da diplomação, mas tem muita especulação, muita coisa. Aquilo que já tem certeza, que está certo, ele quer divulgar amanhã”, afirmou Gleisi.

Na semana passada, Lula afirmou que já tem definido em sua cabeça cerca de 80% dos nomes que vão compor sua equipe ministerial.

Gleisi Hoffmann afirmou que o PT está preparando uma lista de indicações para os ministérios que será entregue a Lula na próxima semana, com áreas consideradas prioritárias pela sigla.

“Tem áreas que nós achamos que são estratégicas e importantes para o partido estar presente. Claro, o núcleo de governo, como Fazenda, Casa Civil, como é o partido do presidente da República acho que isso é até natural. Além de ser do partido tem que ser de muita confiança do presidente, de muita relação com o presidente”, afirmou a deputada.

Escolhidos

Nesta sexta-feira, o petista deve confirmar os nomes do ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), para a pasta da Fazenda; do ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), para a Casa Civil; do ex-governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), para o Ministério da Justiça; e do ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, para a pasta da Defesa.

A assessoria de imprensa do presidente eleito informou que Lula vai dar uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (9), no Centro Cultural Banco do Brasil.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais