O Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Jr., venceu as eleições internas do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e poderá ter um quarto mandato para o cargo. Ele derrotou por 902 votos contra 344 o procurador João Medeiros Silva Neto.
O resultado da eleição interna do MP de Minas foi divulgado nesta quinta-feira (10). O pleito ainda contabilizou 23 votos em branco e 11 nulos.
A lista com os nomes dos dois procuradores será encaminhada para o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que tem prazo de 15 dias para nomear o próximo procurador-geral de Justiça. Zema não tem obrigação de escolher o mais votado, embora essa costuma ser uma prática do chefe do Executivo.
Quem é Jarbas Soares Júnior
Nascido em Montes Claros, no Norte de Minas, Jarbas Soares Júnior entrou no Ministério Público de Minas Gerais em maio de 1990. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito e foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2001.
Ele já foi Procurador-Geral de Justiça por duas vezes, entre 2005 e 2008 e, agora, irá para seu quarto mandato à frente da instituição.