Ouvindo...

Prefeitura de BH promove evento sobre esporotricose: saiba como participar

Evento sobre esporotricose é 100% online e aberto ao público, mediante inscrição

Esporotricose é uma zoonose encontrada principalmente em felinos, mas que também pode acometer cães e humanos

A Prefeitura de Belo Horizonte promove um evento online sobre esporotricose - doença comum em cães e gatos - na próxima terça-feira (21), das 14h30 às 16h. A programação é aberta ao público, mediante inscrição, e acontece por meio do Google Meet.

A inscrição deve ser feita neste link, preenchendo um formulário online. A confirmação da inscrição e as instruções para participação serão encaminhadas posteriormente pelo e-mail do projeto.

A vigilância de esporotricose zoonótica e as atualidades no diagnóstico e tratamento serão abordadas por Maria Helena Franco Morais (doutora em epidemiologia pela UFMG e referência técnica), Myrian Kátia Iser Teixeira (doutora pela UFMG e docente especializada em medicina felina) e Simone Marrocos de Resende (mestre em epidemiologia e atuante na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde).

Leia também

A experiência de Belo Horizonte no tratamento gratuito da esporotricose animal será relatada por Breno Oliveira Lima Ramos, estudante de medicina veterinária da UFMG e estagiário da Subsecretaria de Bem-Estar Animal.

O que é esporotricose e onde tratar em Belo Horizonte

De acordo com o Ministério da Saúde, a ‘ esporotricose é uma micose subcutânea causada por fungos do gênero Sporothrix que entram no organismo principalmente, por inoculação do fungo na pele ou mucosas, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum’.

Apesar de ser encontrada principalmente em felinos, a zoonose também pode acometer cães e humanos. O Complexo Público Veterinário (CPV) de Belo Horizonte oferece tratamento gratuito contra a doença.

O atendimento especializado é realizado aos sábados, exclusivamente por agendamento prévio, que pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp (31) 98778-2003. O CPV fica localizado no Bairro Madre Gertrudes (Rua Albert Scharlé, 79), na região Oeste.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.