Ouvindo...

Vigilância Sanitária de São Thomé das Letras alerta para casos de esporotricose

Doença é causada por fungos e pode ser tratada.

Doença pode afetar gatos mas não é transmitida por eles.

A esporotricose é uma doença que afeta tanto animais quanto humanos e é causada por fungos, conforme explicou a Prefeitura de São Thomé das Letras em postagem nas redes sociais. A administração municipal, por meio da Vigilância Sanitária, alerta que a doença pode afetar os gatos e ser transmitida por meio de arranhões ou mordidas. É importante ressaltar que os gatos não são transmissores da doença; eles se infectam da mesma forma que os humanos, por contato com o fungo presente no ambiente.

Para prevenir casos da doença, a Vigilância Sanitária recomenda que os tutores façam a castração dos seus animais e mantenham os gatos dentro de casa para evitar brigas. Vale lembrar que a doença tem cura e pode ser tratada com a orientação de um médico veterinário.

Entre os sintomas nos gatos, estão machucados de difícil cicatrização, perda de peso, apatia e secreção nasal. Nos humanos, os sintomas incluem lesões únicas ou múltiplas, com caroços que podem formar feridas de difícil cicatrização, geralmente nos braços ou pernas.

Leia também